Melhorias

Appa quer modernizar portos paranaenses

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) está desenvolvendo um grande projeto de modernização e ampliação das estruturas que administra. De acordo com o superintendente dos Portos de Paranaguá e Antonina, Airton Vidal Maron, o projeto de expansão dos portos de Paranaguá e Antonina está em fase de estudos e projetos. “Com as obras, ganharemos 12 novos berços, o que representa um crescimento de 60% no tamanho do nosso cais acostável”, explicou.

Maron afirma que as obras de ampliação permitirão aumentar a capacidade de movimentação de cargas da Appa em até 60%, passando os atuais 38 milhões de toneladas/ano para 60 milhões de toneladas/ano.

“Esta é uma obra para ser concluída em até quatro anos. Já estamos em fase de contratação e elaboração dos projetos básicos”, disse. Ao todo, o projeto de ampliação dos portos de Paranaguá e Antonina está subdividido em nove grandes obras que, juntas, somam cerca de R$ 1 bilhão de investimentos.

Boa parte das obras será paga com recursos próprios da Appa com a receita gerada pelas tarifas portuárias arrecadadas pelos portos. Outra parte será custeada com recursos federais que ainda dependem de negociação.

Berços

Dentro do projeto de ampliação está a reestruturação do Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá. Hoje, existem três berços destinados ao carregamento de granéis com uma capacidade horária de embarque de nove mil toneladas.

Com a ampliação, será construído um sistema de piers para a atracação de quatro navios, formando um “T” perpendicular ao atual cais. Com isso, o corredor de exportação passará a ter uma capacidade de embarque de 16 mil toneladas/hora, e o porto ganhará três berços para a movimentação de outras cargas, já que os seis shiploaders existentes serão removidos.

Na parte oeste do cais comercial será construído mais um sistema de piers para granéis, sendo este em forma de “F” perpendicular ao atual cais, com capacidade para atracação de quatro navios.

Com a obra, os atuais três berços do lado oeste que hoje são dedicados preferencialmente ao carregamento de granéis sólidos serão destinados à movimentação de cargas diversas.

Para agilizar ainda mais a movimentação de granéis, uma outra obra prevê a substituição de quatro armazéns de carga geral que existem hoje no cais de Porto de Paranaguá, e juntos somam capacidade estática de 54 mil toneladas.

Há mais de quarenta anos, estes armazéns foram adaptados. No entanto, com os anos eles ficaram obsoletos e apresentam baixo rendimento operacional (cerca de 800 toneladas por hora).

A obra de modernização prevê a construção, na mesma área, de dois armazéns graneleiros com capacidade estática de 195 mil toneladas. O cais de inflamáveis também será ampliado com um píer de 300 metros de comprimento que abrigará dois berços de atracação.

Contêineres

O projeto de expansão também contempla a construção de um berço complementar na parte leste do cais para a movimentação de contêineres. Esta complementação será de 120 metros e contará com uma retroárea de 60 mil metros quadrados.

A face leste do cais do Porto de Paranaguá ganhará mais um berço após o novo berço para navios de contêineres. Serão construídos 300 metros de cais para atracação compartilhada de navios de veículos e passageiros.

Acessos

O projeto de ampliação prevê ainda a revitalização dos acessos ao Porto de Paranaguá com a imp,lantação de duas vias marginais à BR 277, com o objetivo de organizar o fluxo de tráfego portuário e urbano.

O pátio de triagem de caminhões também será ampliado, podendo abrigar mais mil caminhões. Está prevista também a realização de derrocagens submarinas para a retirada de formações rochosas localizadas na transição do canal de acesso e a bacia de evolução do Porto de Paranaguá.

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