Uma portaria publicada em junho pelo Ministério da Previdência Social, assinada por Ricardo Berzoini, titular da pasta, vai mexer com cerca de 1,5 milhão de aposentados brasileiros: os que recebem mensalmente mais de R$ 720 de pensão.
Isso porque os pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que se enquadram nesse grupo só receberão os benefícios caso possuam conta em algum banco, já que o depósito será feito diretamente nessa conta. O prazo para a abertura das contas é até dezembro deste ano e o INSS passa a fazer os depósitos em janeiro do ano que vem.
O banco poderá ser escolhido pelo beneficiário e não precisa ser o mesmo onde atualmente ele recebe a pensão. A principal justificativa para a mudança do sistema por parte do INSS é a segurança do beneficário, já que muitos deles sacam o benefício e ficam vulneráveis a assaltos nas imediações dos bancos, o que é comum nos primeiros dias do mês, quando é feita a liberação do dinheiro.
Hoje, esse saque pode ser feito por meio de um cartão magnético, em caixas eletrônicos, ou mesmo diretamente na “boca” do caixa.