Pesquisa realizada pela Brasilprev mostra que 89% dos brasileiros estão preocupados com o futuro que terão junto com suas famílias na época da aposentadoria. Segundo a pesquisa, o nível de preocupação do brasileiro só é menor que o do chinês. Na China, 94% da população está insegura quanto ao seu futuro e ao de sua família.

O levantamento mostrou ainda que 76% dos pesquisados acreditam que o seu estilo de vida na aposentadoria será igual ou pior ao que é hoje. Apenas 23% das pessoas crêem que terão mais qualidade de vida na velhice.

Essa preocupação, porém, não é exclusiva dos brasileiros. Mesmo em países mais desenvolvidos os trabalhadores pressentem turbulências na aposentadoria. No Reino Unido, 79% das pessoas acham que a qualidade de vida cairá ou se manterá estável, na Alemanha 92% dos entrevistados também esperam por dificuldades depois da aposentadoria.

Essa pesquisa foi apresentada pela Brasilprev com base em dados apurados pela Limra International. O presidente da Brasilprev, Eduardo Bom Ângelo, participou hoje do 3.º Encontro Nacional de Gestão de Investimentos e Fundos promovido pela Finantial Consultoria Econômica (FCE), em São Paulo.

continua após a publicidade

continua após a publicidade