Depois de oito anos, o governo do Paraná retoma negociações com o Banco Mundial para obtenção de financiamentos para projetos prioritários para o Estado. A parceria começa a ser efetivada nesta segunda-feira (11), quando um grupo de consultores do banco chega a Curitiba para passar às secretarias de Estado orientações sobre as normas da instituição e a adequação de projetos às linhas de financiamento disponíveis.
A reunião, coordenada pelo secretário do Planejamento e Coordenação Geral, Cassio Taniguchi, começou às 14 horas, no mini-auditório do Palácio das Araucárias. Os representantes do Banco Mundial ficam no Paraná até sexta-feira (15), cumprindo uma agenda de trabalho que inclui reuniões individuais com representantes de várias secretarias, nas instalações da Secretaria do Planejamento e Coordenação Geral.
“Seguindo as metas do Plano de Governo do governador Beto Richa, que institui um novo jeito de governar, estivemos duas vezes em audiência com o Banco Mundial, em Brasília, levando novas propostas do Governo do Estado e buscando resgatar a liberação de recursos para projetos que já haviam sido encaminhados e estavam abandonados”, afirma Cassio Taniguchi.
O secretário informa que o banco analisou os programas e priorizou investimentos nas áreas de desenvolvimento sustentável; desenvolvimento humano; novas formas de gestão; transporte e logística.
“Os consultores do Banco Mundial repassarão à equipe de governo as orientações para que os projetos estejam adequados a estas áreas e sejam beneficiados com a liberação de recursos”, diz o secretário.
Segundo Taniguchi, o governo continuará buscando recursos em outras fontes de financiamento, como BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e AFD (Agência Francesa de Desenvolvimento), entre outros.
Missão do Banco Mundial