O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem) estará participando do convênio de cooperação mútua que será assinado hoje, em Cascavel, visando a implantação do projeto Pólo do Vestuário do Oeste do Paraná. O projeto tem o objetivo de ampliar e desenvolver a indústria do vestuário, possibilitando a geração de mais emprego e renda na região.
O convênio será assinado às 14h30, como parte da programação do West Fashion, evento de moda no Centro de Convenções e Eventos de Cascavel, e vai envolver secretarias de Estado, prefeituras da região, associações de classe, sindicatos, órgãos ministeriais, bancos, universidades, Sebrae e outras entidades que contribuirão para o desenvolvimento do projeto.
O Ipem, que tem um estande aberto na feira para apresentar seus programas de ação visando a maior orientação a consumidores e produtores, terá participação direta no processo, pela atuação permanente na fiscalização de produtos têxteis que realiza em todo o Estado do Paraná.
Informação
Um levantamento interno de recentes autuações e multas lavradas pelo instituto detectou que várias delas ocorreram devido à falta de informação de fabricantes e revendedores. Casos específicos da área de têxteis, para a qual a lei exige que os produtos sejam comercializados com a composição registrada em etiqueta, atestando a proporção da utilização de cada componente.
“Uma camisa feita com 100% de algodão pode ser irregularmente posta à venda se não contiver esta informação, por mais que seja produto de alta qualidade”, alerta o presidente do Ipem, Leonaldo Paranhos. “Por isso, é importante a orientação do instituto para que as novas indústrias a serem implantadas na região tenham base para iniciar a produção enquadradas na legislação.”
Paralelamente à assinatura do convênio, o estande do Ipem na West Fashion está apresentando um vasto material de orientação aos consumidores e produtores da região, com a meta de aproximar mais o instituto da população, conforme objetivo traçado no início da atual gestão.