Empresários do ramo de software e demais interessados do setor se reúnem hoje, em Londrina, para dar início ao processo de planejamento estratégico do APL de Software do Norte do Paraná. O Arranjo Produtivo Local, cuja governança foi instalada oficialmente no início deste mês, tem como objetivo reunir e estruturar as empresas do setor, num ambiente favorável com vistas à geração de empregos, aumento de renda e desenvolvimento regional.

continua após a publicidade

Joel Franzim Júnior, consultor do Sebrae no escritório de Londrina e coordenador do projeto do APL de Software na região norte, está satisfeito com os resultados do primeiro encontro e com o interesse dos participantes. ?Vamos trabalhar na adequação das necessidades dos empresários. Alguns dos participantes querem primeiro realizar reuniões internas e então já trazerem uma visão formatada do que vai ser discutido nos próximos encontros. Essa demonstração de interesse é satisfatória para todos nós?, afirma Franzim.

O consultor confia que a criação do APL vem beneficiar empresas com grande potencial na cidade e que desenvolvem serviços na área de tecnologia de informação, já que o trabalho do APL consiste justamente em reunir os empresários de um mesmo segmento para que, por meio de ações conjuntas, busquem a sustentabilidade do setor. De acordo com Franzim, o trabalho conjunto entre as instituições e os empresários contribui para que estejam montando as ações de trabalho e assim construindo sua visão de mercado.

Curitiba, Maringá e região de Pato Branco e Dois Vizinhos também estão em fase de organização do APL de Software. Na região norte, o APL é uma parceria entre o Sebrae no Paraná, Sistema Fiep, Adetec – Associação do Desenvolvimento Tecnológico de Londrina, Softex – Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro, Idel – Instituto de Desenvolvimento de Londrina, Acil – Associação Comercial e Industrial de Londrina e Terra Roxa – Agência de Desenvolvimento Local do Norte do Paraná.

continua após a publicidade