A indisponibilidade de serviços de assistência técnica de aparelhos celulares em Maringá está preocupando o Procon da cidade. De acordo com o órgão, as empresas fabricantes dos aparelhos estariam descredenciando lojas de assistência para reduzir custos.
O problema, segundo o Procon, é que o consumidor teria que arcar com as despesas de envio dos aparelhos via correio para as localidades onde o serviço é oferecido.
De acordo com o coordenador do Procon, Dorival Ferreira Dias, o órgão deve agendar uma reunião com o sindicato do comércio e a associação comercial do município nos próximos dias para solicitar que as lojas recolham os equipamentos com defeitos.
Dias explica que o Código do Consumidor exige uma solução do problema num prazo de 30 dias. Caso o defeito no aparelho persista o consumidor tem direito a um novo aparelho ou a devolução do valor referente. No entanto, segundo o coordenador, para fazer uma eventual troca, é necessário que o consumidor tenha o aparelho na mão.
“Caso o consumidor envie o aparelho para o conserto e o aparelho não volte, nós acreditamos que ele não conseguirá fazer a troca depois do prazo estabelecido pela legislação”, comenta.
Contrariando as informações do Procon de Maringá, as empresas fabricantes dos aparelhos ressaltam que os custos de envio pelo correio ficam por conta do fabricante.
A Nokia não confirmou se a cidade conta com lojas autorizadas a oferecer serviços de assistência técnica, porém informou que para consumidores que residam em localidades desprovidas do serviço, o envio para o conserto do aparelho é feito via sedex a cobrar e o custo fica por conta da empresa.
Já a Sony Ericsson informou que oferece serviço de atendimento por telefone, onde ao entrar em contato, o cliente recebe um código com o qual é possível o envio do aparelho para o conserto sem custo para o consumidor. Já a fabricante LG informou que existe assistência em Maringá.
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