A Proteste Associação de Consumidores constatou que o consumidor está pagando mais pela anuidade do cartão de crédito após a padronização e a limitação a cinco das tarifas que podem ser cobradas. O aumento chegou a 270% no caso do cartão American Express Blue na comparação entre os valores cobrados em 2010 e 2011. O aumento da anuidade foi de 166% no cartão Reward do Santander. E de 131% no Ibicard Gold do banco Ibi. A alta foi generalizada superando 20%.

continua após a publicidade

A Proteste enviará ofício à Casa Civil e ao Departamento de Proteção e Defesa do consumidor (DPDC) informando que além das taxas elevadas dos juros o consumidor brasileiro também está sendo penalizado com a cobrança de anuidades elevadas.

A pesquisa também constatou que antes da padronização das tarifas havia mais cartões com anuidade gratuita do que agora. As instituições financeiras usavam a anuidade zero como um chamariz para o consumidor, e compensavam essa “perda de receita” com a cobrança de outros serviços.

A saída para quem usa o cartão de crédito é ficar atento à data de renovação da anuidade e negociar com a administradora a redução dos valores cobrados e até a isenção informando que caso contrário fará o cancelamento. É importante comparar as condições ofertadas por bancos concorrentes e avaliar se o vale a pena pagar valor maior por um tipo de cartão como o internacional, por exemplo, se não faz muitas compras no exterior.

continua após a publicidade

Com as novas regras fixadas pela Resolução 3.919 do Conselho Monetário Nacional (CMN) foram criados dois tipos de cartões de crédito: o básico, exclusivo para pagamento de compras de bens e serviços, com anuidade mínima, e que deve ser oferecido por todos os bancos; e o cartão diferenciado, que pode ser associado a benefícios e recompensas como bônus e pode ter tarifas mais elevadas.

Pela Resolução do BC, a limitação de tarifas passou a vigorar em 1º de junho do ano passado, para os novos cartões contratados a partir daquela data. E a partir de junho deste ano passa a valer também para os cartões antigos contratados até 31 de maio de 2011.

continua após a publicidade

As cinco tarifas que poderão ser cobradas em todos os cartões são anuidade, emissão de 2ª via, saques em dinheiro, pagamento de contas e pedido de aumento emergencial de limite de crédito.

Com informações da Proteste.