ANTT: leilão de BRs em MG deve ocorrer no 1º semestre

A terceira etapa do leilão de rodovias federais deve ocorrer no primeiro semestre de 2010, segundo o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo. Ele atribuiu a opção às eleições do próximo ano. “Eu acho melhor fazer no primeiro semestre porque no fim do ano teremos um momento político que não é bom”, afirmou.

A licitação espera ser liberada há um ano devido a exigências do Tribunal de Contas da União (TCU), que chegou a demandar da ANTT um projeto básico para as obras. Segundo Figueiredo, isto não é determinado pela lei. “Estive com o ministro dos Transportes (Alfredo Nascimento) explicando que isso vai além do que a lei exige”, disse.

A terceira etapa do leilão promoverá licitação de trechos de rodovias federais em Minas Gerais: BR-040, BR-381 e BR-116, mas também estão em estudo concessões de um trecho entre Bahia e Espírito Santo da BR-101 e da BR-470, em Santa Catarina. “Estamos em processo de discussão prévia com empresários, prefeitos e governos de Estado.”

Em setembro, Figueiredo contou que esperava para novembro deste ano a publicação do edital, o que possibilitaria a realização do leilão no início de 2010. Mas o TCU ainda analisa o projeto referente aos seguintes trechos: BR-040 (com 936,8 quilômetros de extensão, do Distrito Federal a Juiz de Fora, MG), BR-381 (com 301 quilômetros, das cidades de Belo Horizonte a Governador Valadares) e BR-116 (trecho de 816,7 quilômetros que compreende a divisa de Minas com Bahia e Rio de Janeiro). Esses trechos totalizam 2.054,5 quilômetros de extensão. Com informações da Agência Brasil.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo