O presidente da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), Rodrigo Vilaça, disse nesta quinta-feira, 15, não acreditar que o governo deva fazer novas licitações ferroviárias dentro do Programa de Investimento em Logística (PIL) ainda este ano. Segundo o executivo, o modelo ainda precisará passar por ajustes para que os investidores se sintam atraídos pelos trechos de ferrovias que o governo pretende conceder para a iniciativa privada.
“Não acredito em nenhuma concessão ferroviária este ano porque ainda existe o ‘risco Valec’ e a necessidade de estimular os investidores em projetos de longo prazo que exigem aportes significativos”, afirmou Vilaça.
Para o presidente da entidade, o governo precisaria realizar alterações e reavaliações em alguns trechos. “Já há cerca de 90% de identificação de que caminho pode ser seguido. No segundo semestre, poderemos ter uma sinalização melhor sobre o modelo”, completou.
De acordo com Vilaça, entre as questões que precisam ser equacionadas está a burocracia no licenciamento ambiental dos projetos, nas desapropriações e na própria obtenção de financiamentos com o BNDES. “Não é falta de dinheiro, mas a complexidade da burocracia pela busca dos recursos. Também não está claro como a Valec irá comprar a capacidade de carga nas ferrovias concedidas. As oportunidades existem, mas as regras precisam estar mais bem definidas”, concluiu.