cataratas010505.jpg

Plano de desenvolvimento para
Foz do Iguaçu e região prevê
1,5 milhão de visitantes/ano.

continua após a publicidade

O governador Roberto Requião encaminhou ao presidente da Assembléia Legislativa do Paraná, deputado Hermas Brandão, anteprojeto de lei autorizando o Executivo a contratar operação de crédito interna com o Banco do Brasil, até o equivalente, em reais, a US$ 60 milhões. Os recursos a serem contratados na modalidade de subempréstimo de recursos externos oriundos do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, destinam-se à implantação do Programa de Desenvolvimento do Turismo no Sul do Brasil Prodetur/Sul, no âmbito do Estado do Paraná.

O programa está sendo concebido pelo governo federal, por intermédio do Ministério do Turismo, e tem como objetivo geral recuperar a economia dos estados do Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) e diversificar também economicamente a parte sul do Mato Grosso do Sul, por meio do incentivo às atividades turísticas que promovam a recuperação dos destinos consolidados e em estágio ou com risco de degradação; a ampliação das oportunidades de trabalho e de geração de renda e divisas e a melhoria da qualidade da oferta turística da região.

O Prodetur/Sul visa a implementação de projetos integrados de desenvolvimento do turismo sustentável nos corredores regionais que abrangem os roteiros ou circuitos turísticos, alinhados aos eixos nacionais de integração e desenvolvimento, de forma a aumentar a receita decorrente do turismo. Além disso, o programa prioriza, com base em critérios de sustentabilidade, áreas com alto grau de atrativo natural, cultural e étnico, buscando alcançar nelas a condição de destino turístico consolidado.

Foz e região

Para a fase de negociação do programa, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em conjunto com o Ministério do Turismo, solicitou que os estados destacassem uma área prioritária, para ser desenvolvido um Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável. Como fator condicionante, a área deveria ter uma cidade pólo com turismo internacional consolidado e um entorno com potencial de ampliação das atividades turísticas. Com esse perfil, no Estado do Paraná, encaixou-se o município de Foz do Iguaçu e a região do Lago de Itaipu até o município de Guaíra.

continua após a publicidade

O governo do Paraná poderá definir novas áreas e locais para implantação do programa a partir da aprovação do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável da área prioritária (Foz do Iguaçu e região), e tão logo o contrato de empréstimo para o financiamento do Prodetur/Sul seja celebrado entre o BID e o Banco do Brasil. O plano de desenvolvimento para Foz do Iguaçu e região prevê o retorno de visitantes a um número próximo de 1,5 milhão de turistas/ano, com um aumento de gasto médio/dia e no tempo de permanência.