ANP autoriza Petrobras a começar produção nas áreas de Tartaruga Mestiça e Verde

A Petrobras já pode iniciar a produção na jazida compartilhada das áreas de Tartaruga Mestiça e Tartaruga Verde, na Bacia de Campos. A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP) autorizou a estatal a iniciar a operação de um Sistema de Produção Antecipada (SPA), por 180 dias, no campo de Tartaruga Verde. A reguladora condicionou a operação à apresentação das licenças ambientais e da documentação de aderência às regulamentações de medição da produção.

A autorização foi definida na reunião de diretoria da ANP, no último dia 10 de setembro. A licença prevê uma queima extraordinária de gás a um patamar de 150 mil metros cúbicos por dia. Após os seis meses de produção, a Petrobras deverá apresentar à autarquia um novo Plano de Desenvolvimento para as áreas conjuntas.

As áreas tiveram a comercialidade declarada em 2013, com jazidas separadas. Na época, as reservas estimadas eram de 230 milhões de barris de óleo equivalente em Tartaruga Verde, e mais 121 milhões de barris de óleo equivalente em Tartaruga Mestiça. A previsão da Petrobras, em seu plano de negócio, é iniciar a produção na área em 2017, com o FPSO Cidade de Rio das Ostras, com capacidade de produção de 150 mil barris por dia.

A produção antecipada integra o calendário de unitização da área que, conjunta, se chamará apenas Tartaruga Verde. As duas áreas foram unificadas após decisão da ANP no ano passado, o que desencadeou uma disputa judicial entre a autarquia e a estatal. A disputa ultrapassou a esfera administrativa e chegou à Câmara de Arbitragem.

Prevaleceu a posição da agência reguladora que, em abril, negou recurso da Petrobras para cancelar a unitização. A empresa questionava os critérios utilizados para definir a unitização. Em disputa, o custo de royalties e participações especiais pagos pela estatal na área conjunta, em função do maior volume de produção.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo