ANP aprova regulamentação do mercado de etanol anidro

O superintendente de Abastecimento da Associação Nacional do Petróleo (ANP), Dirceu Amorelli, confirmou hoje a aprovação da regulamentação do mercado de etanol anidro, usado na mistura de gasolina, após quase um ano de discussões. A partir de 1º de abril de 2013, as distribuidoras serão obrigadas a manter um estoque suficiente para 15 dias. Já os produtores precisarão assegurar estoque para cerca de 40 dias. A ANP exigirá a apresentação de contratos com etanol anidro tanto por produtores quanto por distribuidores.

Segundo Morelli, a regulamentação deve contribuir para manter os estoques de etanol mais estáveis no País. Desta forma, Morelli acredita que pode haver menos oscilação de preço e do porcentual de etanol que é adicionado à gasolina, que varia entre 20% e 25%. “O preço do etanol e porcentual (de adição à gasolina) são fortemente influenciados pela oferta”, disse.

A regulamentação, que será publicada no Diário Oficial da União (DOU) na segunda-feira, começou a ser discutida diante do problemas de abastecimento de álcool sofrida no Brasil. Com estoques em baixa, o consumo de gasolina aumentou e a Petrobras precisou elevar a importação do combustível de 9 mil barris por dia em média no ano passado, para 45 mil barris por dia este ano.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna