Foto: Arquivo |
Cheques devolvidos: São Paulo continua na liderança. |
São Paulo – O índice de cheques devolvidos, a cada mil compensados, recuou 2,6% no primeiro bimestre deste ano, segundo apontou a Serasa. O levantamento informa que no acumulado de janeiro e fevereiro foram devolvidos 19 cheques a cada mil compensados. O dado equivale a uma queda de 2,6% em relação ao mesmo período de 2006 quando foram registrados 19,5 cheques devolvidos, por mil compensados.
Já em relação ao volume de cheques devolvidos por falta de fundos nos dois primeiros meses deste ano (cinco milhões) ante igual período do ano passado (5,5 milhões), a queda registrada foi de 8,8%. Os cheques compensados, em janeiro e fevereiro deste ano, foram de 263 milhões e, em janeiro e fevereiro de 2006, foram 281,5 milhões, o que corresponde a uma queda de 6,5%.
O estado que apresentou melhor desempenho nos dois primeiros meses de 2007 foi São Paulo, com o menor índice de cheques devolvidos a cada mil compensados (16). O ranking é seguido por Pernambuco (16,3), Santa Catarina (16,7) e Minas Gerais (18).
O Estado do Amapá registrou o maior índice do acumulado dos meses de janeiro e fevereiro: 99,3 cheques devolvidos a cada mil compensados. Também foram verificados altos índices de cheques devolvidos a cada mil compensados nos estados de Roraima (90,1), Acre (61,1) e Maranhão (56,5).
Fevereiro
Em fevereiro deste ano, no entanto, o índice de cheques devolvidos a cada mil compensados aumentou 4,0% em comparação a fevereiro de 2006. O levantamento informa que no segundo mês do ano foram registrados 19,3 cheques devolvidos por insuficiência de fundos a cada mil compensados, contra 20,1 cheques devolvidos no mesmo mês do ano passado.
Já o volume de cheques devolvidos por falta de fundos, em fevereiro de 2007, foi de 2,3 milhões num total de 121,1 milhões compensados, enquanto em fevereiro de 2006 os cheques devolvidos ficaram em 2,5 milhões num total de 124,1 milhões de cheques compensados.
Em comparação com janeiro deste ano, o índice de cheques devolvidos a cada mil compensados aumentou 2,7%. No segundo mês do ano foram registrados 19,3 cheques devolvidos ante 18,8 cheques sem fundos no primeiro mês de 2007.
Considerações
Segundo os analistas da Serasa, o número de cheques devolvidos por falta de fundos caiu no primeiro bimestre de 2007 em relação ao mesmo período de 2006 em uma razão maior que a dos cheques compensados. ?Pode-se observar uma melhora na qualidade do cheque, sobretudo no recebimento do cheque pré-datado?, apontam os analistas.
Ainda de acordo com os analistas, a redução do volume de cheques devolvidos reflete o crescimento da massa real de rendimento (número de ocupados por rendimento médio real), ?sustentado pelo baixo índice de inflação e pela elevação da atividade econômica, com evolução também do emprego formal?.
Os analistas também consideram que o aumento no mês de fevereiro foi ocasionado pelo alongamento de prazos praticados pelo comércio varejista nas vendas do Natal de 2006, aliados às despesas do início do ano como IPTU, IPVA, matrículas e materiais escolares.