O Instituto de Tecnologia do Paraná – Tecpar está comemorando 65 anos com um presente especial: o certificado ISO 9001:2000. O maior desafio do momento atual é utilizar o Sistema de Gestão da Qualidade. E o Tecpar conseguiu superar esse desafio. No mês de maio o Instituto foi auditado pela empresa UL do Brasil Ltda., afiliada da Under Writers Laboratories Inc, e recebeu o Certificado ISO 9001/2000.
A certificação ISO 9001/2000 fundamenta-se nos seguintes itens: foco no cliente, abordagem por processos, melhoria contínua e indicadores de desempenho. Estes itens asseguram a implementação eficaz de um sistema de gestão da qualidade comprometido com o desempenho da organização. Graças ao apoio e esforço da diretoria técnica e de todo o corpo técnico altamente qualificado, que trabalharam muito por esta conquista, o Tecpar passa a ser um dos únicos institutos de tecnologia brasileiro detentor deste certificado e reforça a sua posição na prestação de serviços e produção de produtos tecnológicos, agora Certificado pelo Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001/2000. ?O Tecpar sempre foi uma referência e continua o seu processo de aperfeiçoamento e melhoria contínua?, diz o presidente do Tecpar, Mariano de Matos Macedo.
?Conheço o Tecpar há cinco anos e pude constatar a melhoria na capacidade de gerenciamento.? Foi com estas palavras que o auditor líder da UL do Brasil Ltda., John Franklin Arce, abriu a reunião de encerramento da auditoria pela qual o instituto passou obter o certificado. Ele falou também do trabalho interno eficaz e do notável esforço realizado para obter o credenciamento e que é difícil encontrar um grupo de funcionários competentes e dedicados. O auditor Luíz Gonzaga Santos também deu parabéns pelo trabalho executado e disse estar surpreso em encontrar uma equipe entusiasmada, ?mesmo aqueles funcionários que já têm algum tempo de casa. Encontrei o mesmo clima em todas as áreas que visitei?, afirmou Santos.
Aniversário
Há 65 anos surgia no cenário paranaense uma instituição que iria contribuir para o desenvolvimento econômico do Estado. Em 6 de junho de 1940 foi criado o Laboratório de Análises e Pesquisas, o LAP, o pequeno núcleo que originou o Tecpar e que tinha à frente o jovem cientista Marcus Augusto Enrietti. Pouco tempo depois, em 8 de fevereiro de 1941, o LAP foi transformado em Instituto de Biologia Agrícola e Animal – IBAA expandindo sua atuação.
Em dezembro de 1942, o interventor Manoel Ribas assinou um decreto que alterava sua denominação para Instituto de Biologia e Pesquisas Tecnológicas – IBPT, abrindo novas frentes de atuação à instituição.
A última mudança significativa aconteceu em 4 de dezembro de 1978 que trouxe, além da troca do nome para Instituto de Tecnologia do Paraná – Tecpar, a alteração da estrutura jurídica e administrativa, uma empresa pública com personalidade jurídica de direito privado, significando mais autonomia e responsabilidades e novamente a ampliação da atuação em áreas estratégicas aproximando-se mais ainda do setor produtivo.