Carros

Anfavea minimiza crescimento de estoque de veículos

O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Cledorvino Belini, minimizou nesta quarta-feira o crescimento do estoque total de veículos nas montadoras e nas concessionárias, de 29 para 39 dias entre janeiro e fevereiro, de 297.392 para 310.312 unidades. De acordo com Belini, a alta aconteceu porque o número de dias úteis de vendas, de 22 em janeiro, caiu para 18 dias em fevereiro. “As concessionárias tiveram estoques de 31 dias em fevereiro, mas, se fôssemos utilizar no cálculo a média das vendas e os dias úteis do bimestre, esse estoque seria de 18 dias”, afirmou.

Outro fator que tranquiliza a indústria automotiva é a curva ascendente de crescimento nas vendas diárias de veículos em 2012. Em fevereiro, a média diária foi de 13.062 unidades comercializadas, leve subida de 0,5% sobre fevereiro de 2012. Já no primeiro bimestre de 2013, as vendas diárias foram de 13.664 veículos, recorde histórico e aumento de 8,2% ante as 12.629 de igual período de 2012. As vendas totais para o primeiro bimestre de 2013 atingiram 546,6 mil unidades, também recorde histórico para o período em números absolutos.

“No ano passado, a media diária caía e os estoques subiam. Por isso, nenhuma montadora olha só estoques, avalia também as vendas diárias, que estão bem”, disse o presidente da Anfavea. Em 2012, com 43 dias de estoques e vendas em queda entre abril e maio, as montadoras foram ao governo e conseguiram a redução na alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que puxou as vendas no segundo semestre. Ainda segundo Belini, as vendas de março devem superar a média de janeiro e fevereiro. “Fevereiro sempre foi o pior mês do ano, assim como agosto é, normalmente, o melhor”, concluiu.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna