O governo federal transferiu nesta quinta-feira (28) a concessão de nove projetos de novas linhas de transmissão de energia às empresas e consórcios que venceram em novembro do ano passado o leilão realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Segundo a Aneel, os contratos de concessão desses empreendimentos deverão ser assinados já no próximo mês.
Foram licitadas nove linhas de transmissão, divididas em sete lotes, que, quando construídas, somarão 1.914 quilômetros de extensão. A Aneel estima que os concessionários investirão, no total, cerca de R$ 1 bilhão nas obras. Depois que os contratos de concessão forem assinados, as empresas terão prazos de 15 a 21 meses para colocar as linhas em funcionamento.
Veja a lista das empresas que ficaram com a concessão das linhas: Jauru Transmissora, arrematou as linhas Juba (MT) – Jauru (MT) e Maggi (MT) – Nova Mutum (MT); Interligação Elétrica Norte e Nordeste, que ficou com os trechos Colinas (TO) – Ribeiro Gonçalves (PI) e Ribeiro Gonçalves – São João do Piauí (PI); Copel Geração e Transmissão, com a linha Bateias (PR) – Pilarzinho (PR); Eletrosul, que adquiriu o trecho Presidente Médici (RS) – Santa Cruz 1 (RS); Eletronorte, com a linha São Luís II (MA) – São Luís III (MA); Chesf, linha Jardim (SE) – Penedo (AL) e Iracema Transmissora de Energia, com a linha São João do Piauí (PI) – Milagres (CE).