Aneel quer luz em todas as casas do País

Brasília

– As capitais dos Estados serão os primeiros municípios a ter acesso total à rede de energia elétrica e, até 2015, todas as localidades brasileiras deverão ter eletricidade. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou ontem os prazos que cada distribuidora terá para cumprir as metas de universalização dos serviços, ou seja, para proporcionar o acesso à eletricidade a todas as localidades e cidadãos do Brasil. Cerca de 2,5 milhões de domicílios ainda não têm acesso à rede elétrica, o que corresponde a 5,5% do total de residências brasileiras.

Segundo previsão da Aneel, até o fim do próximo ano 2.400 municípios serão beneficiados pela universalização, o que significa que 1,7 milhão de habitantes terão energia pela primeira vez. Até o final de 2008, 4 mil municípios estarão totalmente ligados e 7 milhões de habitantes passarão a ter atendimento.

O critério para definição de prazos foi estabelecido de acordo com as características de cada área atendida pela concessionária. As distribuidoras do Estado de São Paulo – Eletropaulo, Bandeirante e CPFL Piratininga -têm prazo até o fim de 2006 para cumprir todas as metas em suas respectivas áreas de atuação. A também paulista Elektro terá prazo até 2008.

De acordo com o cronograma da Aneel, a mineira Cemig, a pernambucana Celpe, a paranaense Copel e a goiana Celg terão prazo até 2010 para cumprir as metas de universalização em suas áreas de atuação.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo