Aneel normatiza repasse de recursos da CDE

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) publicou, nesta segunda-feira, 27, resolução sobre o repasse de recursos da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) às concessionárias de distribuição para cobrir os custos dessas empresas com o acionamento extra das térmicas e com a ausência de cotas provenientes da geração da Cesp, Cemig e Copel, que não renovaram suas concessões. A metodologia para o repasse foi aprovada pela Agência em 7 de maio.

A norma diz que a Aneel publicará mensalmente o valor dos recursos da CDE a ser repassado pela Eletrobras às distribuidoras. Pela proposta original, os pagamentos seriam feitos em parcelas iguais, mês a mês, cobrindo parte da exposição das distribuidoras. A CDE cobriria até o limite estipulado para cada empresa naquele mês, e eventuais excedentes não seriam pagos antecipadamente, sendo incorporados no próximo reajuste. Mesmo se uma companhia não utilizasse todo o limite em um mês, essa espécie de “crédito” da CDE não poderia ser usada no mês seguinte.

O texto final, que passou por consulta pública, traz uma nova metodologia e agora a CDE passará a pagar integralmente a necessidade mensal das distribuidoras para cobrir essa exposição até atingir o limite anual estipulado para cada empresa. Dessa forma, a parcela que sobrará para ser incorporada ao reajuste tarifário do ano seguinte poderá ser menor. A íntegra da resolução da Aneel está publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União (DOU).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna