Apesar das liminares obtidas por diversas empresas de geração de energia não se responsabilizarem pelo déficit de eletricidade nos parques hidrelétricos, o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino, comentou nesta terça-feira, 4, que a expectativa do órgão é de que a liquidação dos pagamentos do setor junto à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) se dê dentro da normalidade, ainda esta semana. “A liquidação está mantida e mesmo que algumas liminares impactem parte do pagamento, nós estamos em uma situação de normalidade. A arrecadação das contas deve ser suficiente para suportar a liquidação desta semana”, disse.
Os agentes do setor elétrico devem depositar seus pagamentos junto à CCEE na quarta-feira, 5, e a Câmara Comercializadora fará o crédito dos valores aos credores do sistema na quinta-feira, 6. Uma das geradoras que podem não conseguir pagar os valores devidos é a Santo Antônio Energia (SAE), que anunciou no mês passado não ter conseguido as garantias necessárias para honrar o compromisso de R$ 470 milhões com o setor. Caso não haja, mesmo, o pagamento, esse débito terá de ser rateado entre todos os seus credores, no âmbito da CCEE.
A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) chegou a pedir à Aneel que as empresas que não conseguissem fechar suas contas devido à falta de pagamento por parte das geradores não fossem declaradas inadimplentes, mas na reunião de diretoria da agência reguladora da semana passada, o órgão entendeu que não há motivos suficientes para atender o pedido.