A Agência Nacional de Energia Elétrica informou que foi publicado nesta quinta-feira, 9, o edital do Leilão de transmissão 5/2016, que será realizado em 24 de abril, na sede da BM&FBovespa, em São Paulo. Serão ofertados ao mercado 7.400 quilômetros de linhas de transmissão em 20 estados, divididos em 35 lotes.
Juntos, esses empreendimentos exigirão R$ 13,1 bilhões em investimentos e vão gerar aos concessionários Receita Anual Permitida (RAP) máxima de R$ 2,7 bilhões. São justamente dos projetos incluídos nesta semana no Programa de Parceiras de Investimentos (PPI).
Conforme destacou a Aneel, este leilão terá inovações em procedimentos e condições, como os idiomas inglês e espanhol, e a possibilidade de que um ou mais lotes que não tenham recebido propostas válidas no decorrer do certame possam ser reapregoados ao final da sessão, mediante a participação dos proponentes previamente inscritos para os respectivos lotes, numa espécie de repescagem dos projetos.
A autarquia também salientou que para este leilão houve a atualização do Banco de Preços de Referência da Aneel, com a alteração de valores percentuais referentes ao custo ambiental e custo fundiário (terrenos e servidões).