A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou nesta sexta-feira, 8, o início da operação comercial de mais uma turbina da hidrelétrica de Jirau. Esta é a 28ª unidade geradora a iniciar produção no complexo instalado em Porto Velho (RO). Cada turbina tem 75 MW de capacidade instalada, o que eleva para 2.100 MW a atual capacidade em operação comercial da usina. A potência do complexo será de 3.750 MW, com a instalação de 50 turbinas.
No mês passado, a diretoria da GDF Suez, principal acionista com consórcio responsável por Jirau, informou que 26 turbinas operavam em fase comercial e outras três unidades geradoras já estavam sincronizadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Dois desses equipamentos entraram em estágio comercial nas últimas duas semanas. Havia ainda uma turbina em comissionamento e outras dez unidades em fase de montagem.
A expectativa da GDF Suez é de que, ainda neste segundo trimestre de 2015, um total de 33 turbinas estejam em operação. Atingida essa marca, a energia assegurada da hidrelétrica terá sido plenamente atingida.
A usina de Jirau é um empreendimento gerenciado pela Energia Sustentável do Brasil, sociedade de propósito específico (SPE) integralmente detida pela ESBR Participações. A holding tem como acionistas a GDF Suez, com 40%, e Chesf, Eletrosul e Mitsui, com 20% de participação cada.