Aneel aprova audiência pública para revisão tarifária

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira, 10, a abertura de audiência pública sobre a metodologia para a 4ª Revisão Tarifária Periódica das distribuidoras de eletricidade, que deve ocorrer a partir de 2015. Para isso, o processo deve passar por consulta junto à sociedade de 11 junho a 1º de setembro deste ano.

O modelo utilizado pela Aneel analisa diversas variáveis para definir os critérios de revisão de remuneração das distribuidoras, como a eficiência de custos operacionais, ganhos de produtividade (Fator X), o custo médio ponderado de capital (WACC), o nível de complexidade das áreas de concessão, o índice de perdas de energia, entre outras. Para o WACC – que trata da remuneração dos investimentos -, foi proposta a redução do porcentual de 7,5% (utilizado no 3º Ciclo) para 7,16%, antes dos impostos.

Já para o fator X, a Aneel apresentou um estudo que considera que ganhos de produtividade de 2% são compatíveis mesmo com o programa de universalização do acesso à eletricidade, o “Luz pra Todos”. Trata-se da segunda etapa de definição da metodologia para o 4º Ciclo de Revisão, com a elaboração dos conceitos de cada fator de análise. Os parâmetros definitivos serão delineados na fase posterior desse processo.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo