Apenas quatro proponentes se candidataram aos quatro lotes do Leilão de Transmissão nº 03/2012, que será realizado nesta sexta-feira, às 10h, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em São Paulo: Alupar Investimentos, Chesf, e os consórcios T&C Energia – parceria entre a Taesa (50%) e a Cteep (50%) – e Consórcio Itabirito-Vespasiano – entre Furnas (49%) e a chinesa State Grid (51%).

continua após a publicidade

Serão ofertadas seis linhas de transmissão, com total de 428 quilômetros, e seis subestações com 2.650 Mega-volt-amperes (MVA) de potência, além de duas instalações de transmissão de interesse exclusivo das centrais de geração para conexão compartilhada (ICG).

As instalações, construídas em cinco Estados – Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia e Minas Gerais -, devem demandar R$ 522,6 milhões em investimentos e possuem uma Receita Anual Permitida (RAP) máxima de R$ 58,879 milhões. O prazo das obras vai variar de 20 a 22 meses.

O consórcio Itabirito-Vespasiano deve disputar o lote D, composto por uma linha de transmissão de 50 km de mesmo nome, que será construída em Minas Gerais. Este lote também interessa ao consórcio T&C Energia, entre Cteep e Taesa Cemig, que também deve fazer uma oferta pelo lote C, composto de três linhas de transmissão, somando 128 quilômetros, e duas subestações, incluindo uma ICG na Bahia, conforme informou a Cteep em comunicado.

continua após a publicidade