Os acessos às redes de dados foram os principais problemas constatados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em seu primeiro relatório trimestral de avaliação da qualidade operacional das empresas de telefonia.
O documento distribuído nesta quarta-feira refere-se ao período de agosto a outubro do ano passado e será publicado ao longo dos próximos dois anos. Por meio do relatório, o órgão regulador vai divulgar os avanços das operadoras na melhoria da qualidade dos serviços.
No fim do ano passado, o presidente da Anatel, João Rezende, havia antecipado que os serviços das teles seguiam “insatisfatórios”, com base na primeira avaliação trimestral dos resultados. Por má prestação de serviços, TIM, Oi e Claro tiveram suas vendas suspensas, até que fossem apresentados planos de investimentos para restabelecer a qualidade.
Segundo a Anatel, o acesso dos usuários aos serviços de dados atingiu um patamar pouco acima de 95% em outubro, abaixo da meta de qualidade, próxima de 98%. O relatório mostrou que os acessos dos clientes da Claro ficaram levemente abaixo da meta de qualidade estipulada pela Anatel (de 98%), enquanto a TIM atingiu a faixa dos 95%.
Em termos de acessos aos serviços de voz, as empresas cumpriram as metas, com um porcentual próximo a 97%, frente a uma obrigação de 95%. Neste caso, o desempenho da Claro ficou acima de 97%. Já a TIM e a Oi apresentaram um desempenho em linha com a obrigação.
O relatório avaliou ainda os porcentuais de queda nas chamadas e de conexão. Em ambos os indicadores, o setor, de forma consolidada, superou as metas de qualidade estabelecidas pela Anatel.
O documento apresentou também os desempenhos da Vivo, que ficou fora da suspensão da Anatel. A empresa atingiu as metas de acesso de voz, de queda de chamadas e de conexão, mas não revelou informações sobre o acesso a redes de dados.
Reclamações
A TIM liderou a quantidade de reclamações de usuários no órgão regulador, segundo o relatório. Após atingir um pico superior a 4 mil reclamações, a TIM registrou uma queda para algo próximo a 3,8 mil em setembro e um novo recuo para aproximadamente 3,7 mil em outubro. A Anatel considerou as queixas feitas pelos clientes ao seu centro de atendimento telefônico.
As reclamações dos consumidores à Claro atingiram 2 mil em outubro, 1,7 mil em setembro e aproximadamente 2,2 mil em agosto. A Oi teve cerca de 1,3 mil reclamações em outubro, 1,7 mil em setembro e cerca de 1,6 mil agosto. A Vivo não fez parte do levantamento.
O documento revelou que 39% das falhas nos serviços de telecomunicações são originadas do sistema de transmissão, 26% de falhas ou instabilidade no suprimento de energia elétrica, 11% de problemas com hardware e 9% em software de equipamentos de plataforma. Na sequência vêm falhas na fiação (3%), na infraestrutura (3%) e na interconexão (2%).