Brasília (AG) – A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai monitorar a qualidade dos serviços oferecidos pelas prestadoras do Serviço móvel e fixo com atenção especial ao tráfego nas redes e ao atendimento prestado aos usuários. Para fazer o monitoramento, a Anatel adotou um esquema especial de plantão nos seus escritórios regionais que está funcionando desde o natal e que vai durar até o final primeira semana de janeiro.
A Agência sugere aos usuários que procurem diluir suas ligações a partir de sexta-feira, pois a grande concentração de chamadas em curtos períodos de tempo, como ocorre na passagem de ano, provocam congestionamentos, extrapolando a capacidade de processamento de tráfego das redes telefônicas.
O esquema especial de fim-de-ano inclui ainda o apoio permanente, a partir de Brasília, das Superintendências de Serviços Públicos (SPB) e de Serviços Privados (SPV), responsáveis pelas telefonias móvel e fixa, respectivamente, aos escritórios regionais. Por sua vez, a Assessoria de Relações com Usuários (ARU), da Anatel, auxiliará as Superintendências com a indicação de
eventuais irregularidades decorrentes do aumento de reclamações. A Central de Atendimento da ARU (0800 33 2001) permanecerá com atendimento ininterrupto durante as 24h do dia.