Anatel vai analisar pedidos para compra da GVT

O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Ronaldo Sardenberg, disse hoje que não cabe à agência fazer opção por um ou outro potencial comprador da operadora de telefonia GVT. O Conselho Diretor da Anatel se reúne durante o dia de hoje para analisar, entre outros assuntos, os pedidos de anuência prévia para compra da GVT feitos pela Telefônica e pelo grupo francês Vivendi.

“A Anatel dá ou não dá a anuência. Não haverá opção entre uma e outra (possível compradora). Essa opção quem fará é o mercado, é a empresa que está adquirindo (a GVT)”, disse Sardenberg, após participar da abertura do seminário “Banda Larga e Inclusão Social”, promovido pelo Instituto Observatório dos Serviços de Comunicações (Iost), em Brasília.

Sardenberg admitiu que, ao avaliar os pedidos de anuência prévia, a Anatel poderá estabelecer contrapartidas, mas não detalhou quais seriam. “Minha posição – e espero que seja a da Anatel como um todo – é de neutralidade. Somos a favor da competição”, afirmou o presidente da agência. Ele disse que, a princípio, não pretende pedir vista do processo, mas lembrou que qualquer conselheiro pode fazê-lo, o que adiaria a decisão para a próxima semana.

Dirigentes da Telefônica têm dito que esperam que a Anatel conceda a anuência até o dia 19, quando vence o prazo definido pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para a conclusão da oferta pública de compra de ações da GVT feita pela Telefônica no início de outubro. Sardenberg disse que a Anatel está considerando essa data. “A Anatel vive no mundo real e não pode deixar de lado o fato de que existe na CVM uma meta”, afirmou.

Se a Anatel chegar hoje a uma conclusão sobre os pedidos, sua decisão será anunciada somente a partir das 17 horas. Como o grupo francês Vivendi fez uma oferta amigável (negociável) de compra de ações da GVT, não foi fixado prazo pela CVM.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo