Anatel deve fazer 3 licitações até o fim do ano

O conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) Jarbas Valente previu hoje que, até o fim do ano, o órgão regulador fará três licitações para a venda de licenças para a prestação de serviços de banda larga. A primeira delas, de terceira geração da telefonia celular (3G) na chamada Banda H, deverá ser leiloada em agosto. A previsão do conselheiro é de que a área técnica encaminhará a proposta de edital ao conselho diretor até o fim do mês e, com isso, o edital poderá ser lançado no final de junho.

A segunda licitação é da frequência de 3,5 gigahertz (GHz), que deverá ser utilizada com a tecnologia de banda larga sem fio Wimax. Segundo Valente, em junho, o conselho diretor da Anatel deverá colocar a proposta de regras de licitação da frequência de 3,5 GHz em consulta pública. Depois disso, Valente estima que serão necessários cerca de quatro meses para a aprovação das regras e o lançamento do edital, o que deverá ocorrer em setembro deste ano. Com isso, o leilão da frequência de 3,5 GHz ocorrerá no final de novembro.

Essa licitação chegou a ser iniciada em 2006, mas foi suspensa pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que encontrou sobrepreço nas licenças. Desde então, a Anatel está refazendo as regras da licitação.

Por fim, a Anatel deverá licitar a frequência de 450 megahertz (MHz) que servirá para a banda larga rural. As frequências de 450 MHz e de 3,5 GHz estão entre as prioridades traçadas pelo governo para a Anatel no Plano Nacional de Banda Larga. Valente fez a estimativa de cronograma após participar de reunião do conselho consultivo da Anatel em que foram empossados três novos integrantes.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo