Analistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central adiantaram mais uma vez o prazo em que esperam o início de um novo ciclo de alta da Selic. Além disso, previram um segundo momento de elevação em 2014, que não constava na pesquisa Focus do BC da semana anterior. Até a semana passada, a mediana das projeções da Pesquisa Focus apontava que a primeira subida da taxa básica de juros ocorreria em março. Agora, a aposta é de que o Comitê de Política Monetária (Copom) terá de tomar essa atitude já daqui a um ano, em fevereiro de 2014.
O levantamento revela que esse primeiro passo será de magnitude de 0,25 ponto porcentual, já que a mediana das projeções passou de 7,25% ao ano, taxa atual e que era prevista até a semana passada, para 7,50% ao ano. A pesquisa do BC mostra também que o mercado já conta com uma segunda elevação de 0,25 ponto no mês seguinte, em março, quando a taxa deve ficar em 7,75% ao ano.
Na avaliação dos analistas, a Selic deverá ficar estacionada nesse nível no mês de abril, quando há outra reunião do Copom. Em maio, porém, o BC deverá promover uma nova subida dos juros, que chegarão a 8,25% ao ano, conforme o relatório Focus. A taxa deve seguir nesse patamar em junho e voltar a cair, para 7,25% ao ano no mês seguinte. A mediana volta a subir na pesquisa para 7,50% em agosto.
Esse movimento de expectativa de uma segunda alta não constava das projeções dos analistas na semana passada, quando a mediana das projeções estava em 7,25% ao ano. Essa sequência de elevação das apostas para os juros foi a responsável pela alta da média da Selic em 2014, revelada logo pela manhã na pesquisa Focus. A taxa média subiu de 8,04% ao ano para 8,21% ao ano, apesar da manutenção da expectativa de que os juros encerrarão o ano que vem em 8,25% ao ano.