Brasília – No primeiro dia de sua viagem ao Oriente Médio, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, se reuniu, em Riad, capital da Arábia Saudita, com o secretário-geral do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG), Abdel Rahman Al-Attiyah, para debater a retomada das negociações de livre comércio entre o Mercosul e o Conselho de Cooperação do Golfo.
A intenção de estabelecer livre comércio entre os blocos foi firmada durante o encontro de cúpula América do Sul-Países Árabes, realizado em Brasília, em maio de 2005.
O Conselho de Cooperação do Golfo é formado pela Arábia Saudita, Kuwait, Bahrein Catar, Emirados Árabes Unidos e Omã.
Amorim também teve encontros com o rei da Arábia Saudita, Abdullah Bin Abdel Aziz; com o ministro das Relações Exteriores interino do país, Nizar Mandani, e com o governador de Meca, Khalid Al-Faisal.
De acordo com o Itamaraty, deve ser firmado em breve um acordo geral de cooperação entre o Brasil e a Arábia Saudita para ampliar as relações não apenas comerciais, mas nas áreas de energia e turismo.
Entre os temas tratados durante a visita de Amorim estão o interesse de estimular o comércio bilateral e o estabelecimento de uma parceria estratégica entre os dois países, que inclui a realização de reuniões periódicas entre representantes dos dois países e um fórum de diretores de empresas brasileiras e sauditas.
Celso Amorim convidou o rei Abdullah para visitar o Brasil ainda este ano. Uma visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Arábia Saudita está prevista para acontecer até o fim do ano.
