Paçoca, pé-de-moleque, canjica! Em tempo de festas juninas, não há regime que resista aos deliciosos doces típicos brasileiros. Prova disso é que nos meses de junho e julho, quando as festas tomam conta do País, o consumo de amendoim aumenta cerca de 40%. Afinal, as receitas podem ser diferentes em cada região, mas o amendoim é ingrediente obrigatório.
Os produtores e a Associação da Indústria de Cacau, Chocolate, Amendoim, Balas e Derivados querem transformar o fruto na nova riqueza nacional. Assim nasceu o Pró-Amendoim.
Segundo o coordenador, Renato Fechino, o programa surgiu com o objetivo de auto-regular o setor e segue as normas internacionais estabelecidas pela FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) e pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
“Em junho as vendas, em média, aumentam 30 a 40%, porque é o momento forte do amendoim. Por ser um produto mais calórico, ele vende um pouco mais no frio. O brasileiro gosta muito. Você pega a Argentina, por exemplo, que produz como o Brasil, e não consome nada, exporta tudo. Já aqui não, agora é que nós estamos exportando porque estamos aumentando a produção na lavoura e temos que exportar o excedente. São mais de 40 tipos de amendoim”, explica Fechino.
Atualmente, o setor de amendoim emprega direta e indiretamente 42 mil pessoas.