Alta de preço de alimentos faz inflação dobrar em agosto

Rio de Janeiro – A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi de 0,47% em agosto, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O valor é quase dez vezes mais que o resultado da inflação de agosto do ano passado, que ficou em 0,05%. E foi o dobro do resultado no mês anterior, 0,24% em julho.

A inflação foi puxada pelos alimentos, que tiveram alta de 1,39% em agosto. O preço dos alimentos foi responsável por 62% do índice mensal. Desde 2003, os preços dos alimentos não vinham aumentando tanto, segundo a chefe da Coordenação Nacional de Índices de Preços do IBGE, Eulina Nunes.

"Os alimentos, em todo o ano passado, tiveram um aumento de apenas 1,23%, beneficiando muito a inflação. Em 2007, até agosto, o aumento já chega a quase 7%", comparou a economista do IBGE. "Isso porque nos meses iniciais do ano, as lavouras foram muito prejudicadas pela chuva, e nos últimos meses, o país vem enfrentando problemas de entressafra do leite, com uma demanda interna e externa muito fortes", avaliou.

Neste ano os preços já aumentaram 2,8%. O resultado está acima do índice acumulado no mesmo período do ano passado: 1,78%. O IPCA é usado pelo governo federal como índice oficial da inflação. A coleta de preços é feita pelo IBGE em nove regiões metropolitanas do país, além de Goiania e Brasília. A pesquisa se refere às famílias com renda mensal de um a 40 salários mínimos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo