Os sucessivos recordes de vendas de carros obrigaram as montadoras a acelerar a produção em um ritmo muito acima do previsto. Para dar conta da demanda, várias fábricas operam 24 horas durante os sete dias da semana, convocam horas extras e criam novos turnos. O ‘stress’ das linhas de montagem tem aumentado os índices de defeitos na produção e, em conseqüência, o de recalls (convocações das montadoras para reparos em veículos de sua fabricação). O número de recalls mais do que dobrou nos últimos anos.
Quando se leva em conta o número de carros envolvidos nos recalls os números são ainda mais impressionantes. Só neste ano, 818,2 mil veículos foram convocados para consertos. Em todo o ano passado foram 256,3 mil.
Muitos dos modelos envolvidos fazem parte de lotes de produção de anos anteriores, mas a própria indústria já teme os efeitos desse "lado B" do boom de vendas de carros novos.
"O número de recalls mais que dobrou, a maior parte por defeito dos fornecedores?, diz Edélcio Genaro, diretor de compras da Delphi, com base em estudo sigiloso feito por uma consultoria de São Paulo especializada no setor automotivo.