A Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) prevê um crescimento de 12% nas vendas de Natal deste ano em comparação com o mesmo período de 2009. A facilidade de crédito, o aumento salarial e a contínua inauguração de novos shoppings são alguns dos fatores que contribuem para este cenário, de acordo com nota à imprensa distribuída hoje pela entidade.

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Com tíquete médio estimado entre R$ 80 e R$ 110, os lojistas já preparam seus estoques para receber demanda maior de clientes. A expectativa da Alshop é de, se o consumidor estiver em situação financeira estável, tende a comprar cerca de 20 presentes.

Por segmentos varejistas, a Alshop aponta as seguintes projeções de vendas: vestuário masculino e feminino (10%); livrarias, CDs e DVDs (14%); perfumaria e cosméticos (17%); brinquedos (13%); calçados (9%); moda esportiva (9%); eletroeletrônicos (14%); joalherias e relojoarias (9%); móveis e decoração (8%) e supermercados (11%).

“O mercado de shoppings caminha a passos largos neste período pós-crise, e a tendência é de que as principais datas do varejo, como o Natal, apresentem desempenhos cada vez mais positivos, pois a confiança dos varejistas e consumidores aumenta a cada dia, além do estímulo recebido pelos empreendedores de shoppings, o que resulta em investimentos cada vez mais consistentes para o setor”, disse o presidente da associação, Nabil Sahyoun.

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A entidade informou que as lojas esperam incrementar seus pontos de venda com a contratação de aproximadamente 130 mil trabalhadores que irão atuar nos períodos que antecedem à data, um crescimento de 11% sobre o mesmo período de 2009, segundo pesquisa feita pela Alshop.