A expansão de redes de varejo tende a ser afetada pela decisão da Standard & Poors (S&P) de retirar o grau de investimento concedido ao Brasil na avaliação da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop). Para Luís Augusto Ildefonso da Silva, diretor de Relações Institucionais da entidade, o custo de capital, que já vinha sendo um impedimento, deve atrasar inaugurações de shoppings e limitar os planos de lojistas, em especial os que dependem de franqueados.

continua após a publicidade

“As redes de franquia, assim como os próprios shoppings, estão repensando muito lançamentos de novas unidades”, afirma. “A rede pode até ter na carteira de franqueadores excelentes candidatos, mas o momento é inglório e por isso a decisão tende a ser a de esperar”, acrescenta.

A expansão do varejo de shoppings, na avaliação do executivo, já vinha “freando” diante do aumento das taxas de juros e retração no consumo. “Para quem ainda tinha planos de entrar numa nova região, é certamente uma barreira”, comenta, acrescentando que as inaugurações devem ficar mais restritas a lojas cuja inauguração já estava em andamento.

continua após a publicidade