A América Latina Logística (ALL) decidiu devolver ao governo federal quatro trechos da Ferrovia Norte Brasil (Ferronorte) que seriam construídos para melhorar o escoamento da produção das regiões Norte e Centro-Oeste para o Sul e Sudeste. A devolução já foi acertada com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e será formalizada em três semanas.
O governo agora terá de decidir se fará uma nova licitação dos trechos ou se passará para a estatal Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S/A a responsabilidade pela montagem das linhas. A devolução dos trechos foi decidida pela ALL no final de agosto. Estudos elaborados pela concessionária indicaram que a implantação das linhas seria “insustentável” sob a “ótica empresarial”. Ou seja, a empresa levaria muito tempo para conseguir retorno dos investimentos necessários para a construção.
“Eles não querem fazer o investimento e não são obrigados”, disse Luiz Antonio Pagot, diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), lembrando que o contrato de concessão não traz nenhum tipo de obrigação de investimento por parte do concessionário. “Eles já têm uma malha ferroviária consistente, estão pensando em outros ramais lucrativos e fizeram estudos que mostram que não vale a pena colocar dinheiro num negócio que vai render a longuíssimo prazo”, acrescentou. O objetivo das linhas era fazer a ligação de Cuiabá (MT) com o Triângulo Mineiro, Rondonópolis (MT), Porto Velho (RO) e Santarém (PA). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.