Resultado

ALL registra lucro líquido de R$ 239,9 milhões em 2010

Em 2010, a América Latina Logística (ALL), maior operadora logística com base ferroviária da América Latina, registrou um crescimento de volume de 10,8%, chegando a 43,1 bilhões de TKU (toneladas por quilômetro útil transportadas). Este resultado foi impulsionado por um forte desempenho operacional, ganhos em participação de mercado em um cenário favorável de exportação no Brasil, além de consistente expansão no segmento de produtos industriais intermodais.

A Geração de Caixa Operacional consolidada da companhia cresceu 21,6%, passando de R$ 1,1 bilhão para R$ 1,3 bilhão. Já o lucro líquido aumentou 591%, de R$ 34,7 milhões em 2009, para R$ 239,9 milhões no último ano.

“Em um mercado de forte expansão nas exportações agrícolas do Brasil e boa recuperação da atividade industrial, crescemos nosso volume consolidado em mais de 10%, com aumento de margem e rentabilidade, reforçando os fundamentos do nosso negócio”, revela o presidente da ALL, Paulo Basílio.

 

Quarto Trimestre

No quarto trimestre, o volume da ALL cresceu 27,6%, chegando em 11,1 bilhões de TKU. No Brasil, o aumento foi de 28,9%, respondendo por 10,3 bilhões de TKU.

O volume de produtos agrícolas aumentou 37,8%, atingindo 7,5 bilhões de TKU, em função do crescimento de 39,2% nos fluxos de exportação. Nos produtos industrializados, o crescimento foi de 10,4%, impulsionado pelo aumento de 15,7% nos fluxos intermodais.

O EBITDA consolidado do trimestre cresceu 97,2%, passando de R$ 121,8 milhões nos três últimos meses de 2009, para R$ 240,2 milhões. As margens cresceram 13,6 pontos percentuais, chegando em 39,4% e o lucro líquido do quarto trimestre de 2010 foi de R$ 16,8 milhões, uma reversão das perdas de R$ 63,7 milhões registradas no mesmo período, em 2009.

 

Perspectivas

 

Para Paulo Basílio, o ano de 2010 foi “marcado por grandes realizações e pela consolidação da estratégia de desenvolver novos negócios a partir da estrutura ferroviária da ALL”. O principal destaque foi a criação da Brado Logística, empresa idealizada para ser um importante player de logística de contêineres, replicando no Brasil um modelo de grande sucesso em outros países, onde a ferrovia tem papel predominante no segmento. 

 

“Também realizamos um antigo sonho ao entrar no Novo Mercado, o nível máximo de governança corporativa da BM&F Bovespa”, revela o presidente da ALL. “Adicionalmente, avançamos nos demais projetos estratégicos de expansão, com o forte avanço nas obras de prolongamento da ferrovia no Mato Grosso, que deve chegar a Rondonópolis já em 2012 e a aquisição de frota adicional do projeto de duplicação da malha paulista, em parceria com a Rumo Logística”.

 

A companhia continua trabalhando em projetos de infraestrutura na área de terminais e no segmento de minérios. “Os nossos projetos de médio e longo prazo estão avançando, criando uma base sólida para o salto que a ALL pretende buscar para os próximos anos”, revela Basílio. A ALL deve investir em 2011 R$650 milhões para aumento da capacidade de transporte e outros R$300 milhões na construção da ferrovia entre Alto Araguaia e Rondonópolis (MT).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna