Apesar de ainda ter um preço mais elevado do que outros produtos, a procura por alimentos orgânicos é considerada um caminho sem volta, na percepção do chef de cozinha Celso Freire.
“A procura está evoluindo, ainda há um pouco de desconfiança e os pratos podem não ser tão visualmente atrativos quanto outros, mas isso tudo está sendo deixado de lado pela grande variedade de produtos que já se pode encontrar no mercado e pelos benefícios dessa escolha”, avalia o chef, que participou da Semana de Orgânicos do Mercado Municipal de Curitiba, evento que terminou neste domingo (17).
Na manhã deste domingo, Freire interagiu com o público durante uma oficina para demonstrar como os alimentos orgânicos podem ser utilizados de forma fácil e proveitosa na cozinha. Durante a oficina que ministrou, o chef preparou uma salada de carne crua, com alcatra, cebola, folhas de salsão e cheiro verde, além de sal natural, pimenta, azeite de oliva e azeite de trufas, que foi servido junto com pão integral. “Sem alcaparras, pepinos em conserva ou outros ingredientes, que podem tirar o sabor da carne. Cada povo dá seu nome para fazer praticamente a mesma coisa”, disse, referindo-se ao prato.
Desperdício
Freire também chamou a atenção para o aproveitamento total dos alimentos, como talos ou cascas, que podem depois ser reutilizados para molhos, sopas ou caldos, por exemplo. “Seja em casa ou em grandes restaurantes, é preciso ter a visão do uso integral do alimento, o que não é aproveitado de alguns ingredientes pode ser o insumo para o próximo passo”, disse.
A receita preparada por Freire deve estar disponível no site do Mercado Municipal: www.mercadomunicipaldecuritiba.com.br.