Os encontros de empresas na 10ª edição do Alimenta, em Brasília, devem render mais de R$ 6 milhões em negócios futuros. A estimativa é da Opinião Consultoria, responsável por pesquisa junto aos 135 ofertantes de produtos e aos 50 compradores presentes ao evento encerrado no sábado (23). Do universo de entrevistados, 20% fecharam contratos na própria feira e outros 70% estimam fechar negócios no médio prazo. Dez por cento mantiveram apenas contatos comerciais.

continua após a publicidade

O Alimenta 2008, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, recebeu a visita de mais de seis mil pessoas. Na área de negócios e capacitação de empresários a feira teve espaços para encontros empresariais, palestras, treinamentos e oficinas. Foram 39 eventos com 1,3 mil inscritos em vários segmentos. O evento foi uma realização do Sebrae no Distrito Federal.

A gerente de unidade de acesso a mercado do Sebrae no DF, Lucimar Santos, disse que a expectativa foi alcançada. “O Alimenta gerou novos negócios e capacitou empresários para novos empreendimentos”, afirmou. Ela ressaltou a parceria entre o Sebrae e os integrantes do projeto ‘Comércio Brasil’, que tem por objetivo criar novos canais de comercialização entre empresas e fornecedores.

A diretora-técnica do Sebrae, Maria Eulália Franco, avaliou os quatro dias do Alimenta como uma oportunidade para mostrar o potencial de desenvolvimento do setor de alimentação do DF. “Os empresários tiveram oportunidade de conferir que temos todos os elos da cadeia produtiva aqui e que não é preciso buscar fornecedores de fora da região. Temos produtos de excelência, com qualidade superior. Além disso, o setor é imprescindível para movimentar a economia local, gerando emprego e renda”, afirmou.

continua após a publicidade

Durante todo o evento, a preocupação com o meio ambiente foi uma constante. Foram coletados mais de 550 Kg de detritos secos (papel, papelão, copos plásticos) e 300 Kg de restos orgânicos para correta destinação dos resíduos. A organização também distribuiu mudas de ipê amarelo, roxo e branco para conscientizar os participantes a cultivar árvores do cerrado.

Além disso, o Sebrae no DF possibilitou aos visitantes conhecer a Calculadora Ecológica – software que calcula, a partir da emissão de carbono -, quantas árvores cada indivíduo deveria plantar anualmente. Foi uma forma de fazer o público refletir sobre o estilo de vida e a necessidade de preservação do meio ambiente.

continua após a publicidade

Serviço:

Sebrae no Distrito Federal – (61) 3362-1600

(Reprodução autorizada – Agência Sebrae de Notícias – asn@sebrae.com.br)