Os rebaixamentos nos ratings de crédito de vários países da Europa pela Standard & Poor’s na sexta-feira devem impulsionar os parlamentares da Alemanha a criar uma lei que reduza a dependência de bancos e seguradoras das classificações das agências de rating, afirmou um graduado parlamentar do partido conservador da chanceler Angela Merkel neste sábado. O deputado Michael Meister, da União Democrática Cristã, afirmou que é necessária uma nova lei exigindo que bancos e seguradoras tenham seus próprios ratings de seus investimentos, em vez de confiar nas agências.
“Nós, como políticos, deveríamos ficar menos nas mãos das agências de rating”, afirmou Meister a repórteres durante uma conferência de seu partido em Kiel. Segundo ele, os legisladores alemães devem no futuro se referir menos aos ratings e pedir que cada investidor tenha suas próprias classificações de seus negócios.
Meister disse que a Comissão Europeia deveria promover a criação de uma agência de rating independente na Europa e assim fortalecer a competição entre as agências de rating globais. As informações são da Dow Jones.