A Alemanha está se preparando para a improvável possibilidade de que a Grécia se torne insolvente, disse o ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schaeuble, em entrevista a ser publicada pela revista Der Spiegel.

continua após a publicidade

Schaeuble disse que a Alemanha vai agir para evitar quaisquer “efeitos incontroláveis” de uma insolvência, mas alertou que um evento como este teria consequências dramáticas para a economia, bancos e sistema financeiro.

Ele elogiou o acordo obtido esta semana pelos bancos privados alemães para ajudar o governo grego, provavelmente com a rolagem da dívida existente em bônus com vencimentos mais longos.

A Europa precisa estar mais bem preparada do que estava para ajudar a Grécia a gerar crescimento econômico, disse Schaeuble à Der Spiegel. “Nisso residem tarefas e oportunidades para a economia alemã”, afirmou.

continua após a publicidade

Em tema à parte, Schaeuble afirmou à revista que vê pouco espaço para os propostos cortes de impostos na Alemanha e chamou um plano de simplificação do sistema tributário da Alemanha de “academicamente interessante”, mas irrealista. As informações são da Dow Jones.