O ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schaeuble, afirmou nesta terça-feira que dará apoio aos esforços do presidente eleito da França, Emmanuel Macron, para fortalecer a Europa, mas que há poucas chances de que sua ideia de um orçamento europeu e de um ministro das finanças comum possa acontecer no futuro próximo.

continua após a publicidade

“Iremos dar apoio firme a Macron em seus esforços para fortalecer a Europa e a união monetária”, disse o dirigente. Mas “um Ministro das Finanças não apenas um cargo, ele precisa ter capacidade e tomar decisões. Para isso, precisamos mudar os Tratados Europeus. Acreditar que, hoje, poderemos mudar essas regras é um tanto irrealista”.

continua após a publicidade

O alemão se disse de acordo com as ideias propostas pelo próximo presidente francês, mas afirmou que este é o momento errado para perseguir esse objetivo. “Não temos conflito” com a França nessa questão, insistiu.

continua após a publicidade

Os comentários de Schaeuble mostram a posição alemã à proposta de Macron para aprofundar a união dos 19 países membros da UE através de uma integração fiscal. Para o centrista, um orçamento europeu pode estimular o crescimento e bônus europeus podem ajudar na elevação de gastos em infraestrutura.

Tais ideias, no entanto, enfrentam resistência da Alemanha, que teria que subscrever o endividamento de seus países. Fonte: Dow Jones Newswires.