O governo da Alemanha não está pressionando Portugal a pedir socorro financeiro, afirmou o porta-voz do Ministério de Finanças alemão, Tobias Romeis, à Dow Jones. “O governo federal não está pressionando Portugal”, disse Romeis, acrescentando que a decisão de pedir ou não ajuda é soberana, tomada pelo país em questão.
Ontem, a revista alemã Der Spiegel afirmou, citando fontes, que Alemanha e França acreditam que Portugal deveria pedir ajuda do programa de resgate da União Europeia o mais rapidamente possível. Segundo a revista, uma fonte do governo de Berlim disse que apenas dessa maneira seria possível evitar que a crise de dívida se espalhe para outros países fiscalmente enfraquecidos da zona do euro, como Espanha ou Bélgica.
Hoje o jornal espanhol El País afirmou que uma delegação do Parlamento Europeu vai chegar a Lisboa na terça-feira para avaliar a situação de Portugal. Segundo o jornal, nove autoridades vão se reunir com o ministro de Finanças português, o presidente do Banco de Portugal, diretores dos principais bancos do país, associações empresariais e sindicatos. As informações são da Dow Jones.