Alemanha não descarta ajuda do FMI à Grécia

O governo da Alemanha não descartou uma reposta aos problemas econômicos da Grécia que inclua a ajuda do Fundo Monetário Internacional (FMI), afirmou hoje Ulrich Wilhelm, porta-voz da chanceler Angela Merkel. Já o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, disse em uma entrevista à rádio francesa France 24, a ser transmitida amanhã, que os países da zona do euro, incluindo a Alemanha, estão prontos para fornecer ajuda para a Grécia se o governo grego pedir.

Wilheim observou, no entanto, que a Grécia não pediu ajuda da Alemanha ou de outro parceiro da União Europeia. Portanto, ainda não há base para a tomada de qualquer decisão sobre o fornecimento de ajuda.

Barroso fez afirmação similar. “A Alemanha está pronta para o caso de a Grécia precisar dela, mas até agora a Grécia não pediu suporte financeiro”, disse. O presidente da Comissão Europeia lembrou que, no início desta semana, ele se reuniu com o primeiro-ministro grego, George Papandreou. Para Barroso, os países da zona do euro deveriam tem “algum tipo de mecanismo” pronto, o mais rápido possível, para o caso de a Grécia pedir suporte financeiro. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna