Alemanha eleva previsão do PIB para 3% este ano

O governo da Alemanha vai elevar a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2010 para 3%, de uma expansão de 1,4% prevista anteriormente. Segundo noticiou o jornal local Neuen Osnabrücker Zeitung, a revisão se deve a uma recuperação maior do que o esperado no segundo trimestre.

O governo de Berlim também espera uma melhora no mercado de trabalho, com o número de desempregados caindo abaixo de 3 milhões, divulgou o jornal, citando funcionários importantes do partido União Democrata Cristã (CDU, na sigla em inglês), da chanceler Angela Merkel.

Em abril, o governo federal manteve sua previsão de crescimento inalterada em 1,4%. Mas no mês passado, o banco central revisou sua projeção “para cerca de 3%”, de 1,9%.

No segundo trimestre, a economia da Alemanha, que é o membro mais rico da zona do euro, registrou um crescimento de 2,2%, o maior nível desde a reunificação do país, em 1990. O número de trabalhadores desempregados no país ficou em 3,19 milhões (7,6%) em agosto.

“Para 2011, o governo vê claros sinais de uma continuação no crescimento e progressos positivos no mercado de trabalho, mesmo que a taxa de expansão seja menor do que a deste ano”, disse Georg Schirmbeck, especialista em Orçamento do CDU. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo