O governo da Alemanha disse hoje que é “compreensível” que o principal negociador da União Europeia, Michel Barnier, esteja pressionando o Reino Unido para que haja progresso nas conversas sobre o “Brexit”, como é conhecido o processo para a futura retirada dos britânicos do bloco.
Líderes da UE farão uma reunião de cúpula nos dias 14 e 15 de dezembro para avaliar se houve “avanço suficiente” nas conversas sobre futuras relações comerciais.
Na sexta-feira, Barnier disse que é preciso haver progresso concreto nas duas próximas semanas se o Reino Unido quiser manter o relacionamento comercial com a UE.
Segundo Steffen Seibert, porta-voz da chanceler alemã, Angela Merkel, o tempo disponível antes da cúpula “é muito curto”. “Então, é compreensível que o principal negociador, Barnier, ressalte que ações e propostas imediatas do Reino Unido são necessárias,” afirmou ele.
Seibert também apontou que é de interesse da Alemanha “que essas negociações entre a Comissão Europeia e os britânicos continuem da forma mais construtiva possível”. Fonte: Associated Press.