A Grécia receberá o dinheiro de seus credores internacionais apenas quando tiver concluído com sucesso o programa de resgate atual, afirmou um porta-voz do ministério de Finanças da Alemanha. Questionado sobre a possibilidade de o país receber algum dinheiro de ajuda antes de completar o programa de cortes de gastos e reformas econômicas, o representante Martin Jaeger disse que não vê nenhuma base para isso.
“Estamos falando sobre o pagamento da última parcela, e uma conclusão bem sucedida do programa é obrigatória para o pagamento dessa última parcela”, afirmou em uma coletiva de imprensa.
O jornal diário alemão Sueddeutsche Zeitung noticiou na sexta-feira que o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, pediu ao presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Junker, para participar das conversações sobre o aperto financeiro da Grécia, que deixou o governo incapaz de pagar os salários de todos os funcionários públicos. De acordo com a publicação, Juncker havia rejeitado o pedido.
No mês passado, a Grécia e a zona do euro chegaram a um acordo para uma extensão de quatro meses de seu resgate com credores internacionais. Pelo o acordo, a Grécia deve apresentar um pacote detalhado de cortes no orçamento e revisões econômicas, que, em seguida, devem passar pelo crivo da Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional.
Só após a implementação destas medidas, Atenas receberá os próximos 7,2 bilhões de euros (US$ 7,88 bilhões), dos 240 bilhões de euros do programa resgate. Fonte: Dow Jones Newswires.