O governo da Alemanha está considerando oferecer ajuda financeira emergencial à Turquia, num momento em que Berlim se preocupa que uma crise mais ampla no país euro-asiático possa desestabilizar a Europa, segundo autoridades alemãs e europeias com conhecimento do assunto.
O auxílio poderá envolver um pacote europeu coordenado, do tipo que se liberou durante a crise da dívida da zona do euro, ou empréstimos de bancos de desenvolvimento destinados a projetos específicos.
Os alemães temem que um eventual colapso da economia turca afete o continente europeu, cause mais distúrbios no Oriente Médio e dê início a uma nova onda de imigração a partir da Turquia, disseram as fontes.
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, deverá visitar a Alemanha no dia 28 de setembro. Uma semana antes, os ministros de Finanças da Alemanha, Olaf Scholz, e da Turquia, Berat Albayrak, irão se reunir em Berlim para discutir detalhes sobre a viagem de Erdogan. A questão da ajuda financeira estará na agenda, de acordo com as fontes. Fonte: Dow Jones Newswires.