Os preços dos combustíveis iniciaram o mês de setembro na capital paulista com uma alta menos intensa que a do encerramento de agosto, conforme levantamento realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) por meio do Índice de Preços ao Consumidor (IPC). Na primeira quadrissemana do mês (últimos 30 dias terminados em 7 de setembro), o valor médio do álcool combustível apresentou elevação de 2,76% ante avanço de 5,38% apurado no final do mês passado.

continua após a publicidade

A gasolina apresentou movimento semelhante no período analisado. De acordo com a Fipe, o preço do combustível derivado do petróleo subiu 0,19% na primeira quadrissemana ante aumento de 0,34% do fechamento de agosto.

Para o coordenador do IPC, Antonio Evaldo Comune, o comportamento dos combustíveis foi decisivo para fazer o grupo Transportes apresentar também uma alta menor no período e ajudar a impedir uma aceleração na inflação geral da cidade de São Paulo no começo do mês. Entre o encerramento de agosto e o início de setembro, o grupo saiu de uma elevação de 0,35% para uma variação positiva de 0,18%. No mesmo período, o IPC saiu de uma taxa geral de 0,17% para 0,15%.

continua após a publicidade