Rio (ABr) – As discussões sobre a formação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca) devem ser retomadas após as eleições norte-americanas. A informação foi dada pelo embaixador brasileiro nos Estados Unidos, Roberto Abdenur, na Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro. Ele adiantou, entretanto, que ainda não se pode afirmar que tenha sido descartado o cronograma estabelecido, que prevê o início de vigência do bloco em janeiro de 2005.

Abdenur disse que a negociação da Alca é complexa por sua própria natureza, a exemplo do que ocorre com discussões similares, por envolver uma variedade de assuntos e de opiniões. Ele lembrou que nos últimos meses houve uma pausa natural, porque as atenções se voltaram para as negociações multilaterais da Organização Mundial do Comércio (OMC). Além disso, as eleições nos Estados Unidos funcionam também como um elemento inibidor, em termos do governo americano, de certos processos de negociação, explicou.

Para o embaixador, após a votação, o diálogo será retomado. “A bola está com os americanos. Vamos agora aguardar as eleições e o assunto será retomado oportunamente.” Abdenur revelou que as campanhas dos dois candidatos à Presidência dos Estados Unidos não fazem menção específica à Alca.

continua após a publicidade

continua após a publicidade